Indústria paulista fecha 14,5 mil vagas em novembro

0
126

No entanto, em razão de resultados positivos em meses anteriores, o saldo de empregos no acumulado do ano é menor

indústria paulista fechou 14,5 mil postos de trabalho em novembro, informou nesta sexta-feira, 14, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Com isso, o número de funcionários do setor caiu 0,67% em relação a outubro, no cálculo sem ajuste sazonal. No entanto, em razão de resultados positivos em meses anteriores, o saldo de empregos no acumulado do ano é menor, com 3,5 mil vagas fechadas, o equivalente a uma queda de 0,16%.

Segundo o Departamento Econômico da Fiesp, o resultado negativo de novembro é explicado pela dispensa de funcionários temporários e o fim da safra agrícola. Em relação ao acumulado do ano, a instituição avalia que a dinâmica é semelhante à observada em 2017, de fraca recuperação do mercado de trabalho formal na indústria de transformação.

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa, 15 tiveram saldos negativos e sete somaram mais contratações do que demissões. Entre os que abriram vagas, o destaque é o setor de máquinas e equipamentos, com 160 empregos criados. Na outra ponta, os que mais fecharam postos foram os de produtos alimentícios, com 6,2 mil vagas a menos, e o de confecção de artigos de vestuário e acessórios, com 1,7 mil desligamentos.

Com informações do Estadão Conteúdo.