MP amplia parceria com universidades para preservação de vínculos afetivos

0
104

A promotora de Justiça Liana Espínola Pereira de Carvalho se reuniu, nessa quinta-feira (14/03), com professores e estudantes das Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG) para avaliar a possibilidade ampliar o projeto ‘Presente’, por meio de parcerias com a escolas da rede estadual de ensino.

Implantado em Campina Grande, pela Promotoria de Família e Sucessões do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o projeto Presente tem como objetivo dar assistência psicológica às crianças e adolescentes afetados pela alienação parental ou abandono afetivo. Atualmente, a promotora Liana Espínola Pereira de Carvalho e sua equipe acompanham a tramitação de 19 processos em tramitação sobre o caso.

Uma vez consolidada essa parceria, além dos atendimentos individuais que já são oferecidos às crianças e adolescentes, por intermédio de seus psicólogos, pedagogos e assistentes sociais do MPPB, a Promotoria da Família e Sucessões pretende realizar nas escolas inseridas no Projeto trabalho em psicograma, para uma melhor avaliação e reflexão sobre a personalidade dos integrantes dos núcleos familiares envolvidos neste contexto.

A partir de agora, contatos serão mantidos com as direções das escolas previamente escolhidas, quando será feita a apresentação do Projeto Presente e os benefícios por ele oferecidos. Ainda neste primeiro semestre o trabalho de psicodrama deverá feito por alunos da UFCG nos estabelecimentos contemplados pelo projeto. Para o segundo semestre está prevista a formação de grupos de reflexão entre os núcleos familiares, cujos integrantes passarão, também, por atendimentos clínicos nos setores competentes da UEPB.

Atualmente, o trabalho de acompanhamento psicológico vem sendo feito apenas na Promotoria de Família e Sucessões, na sede do MPPB em Campina Grande, no Complexo Judiciário do bairro da Liberdade, onde um espaço físico fora reservado para esta finalidade.

Participaram da reunião com a promotora Liana Espínola Pereira de Carvalhos os professores Carla Santana Brandão e Carlos Antônio Fragoso Guimarães, da UEBP e UFCG, respectivamente, e os estudantes da Estadual Alanna Silva Santos, Rosiene Vieira da Silva, Rainny Brito da Cruz e Patrícia Santos de Araújo Vidal. Da Federal participaram os alunos Rejane Maria Moreira de Lima e Luís Carlos Silveira.

Fonte: paraibaonline