Novo grupo de venezuelanos chega à Paraíba, por meio de processo de interiorização

0
39
Imigrantes embarcaram no avião C-767 da FAB em Boa Vista com destino ao Recife e, depois, foram direcionados para Pernambuco — Foto: Rede Amazônica Roraima

Um grupo de venezuelanos chegou à Paraíba nesta quarta-feira (13), de acordo com o coordenador da Casa do Migrante, localizada no município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, que os recebeu. Eles deixaram o estado de Roraima na manhã desta quarta-feira (13), por meio do processo de interiorização, programa do Governo Federal.

O grupo saiu do aeroporto de Boa Vista por volta das 8h e desembarcou no aeroporto de Recife. Em seguida, foram conduzidos para a Paraíba. A previsão era de que 31 venezuelanos fossem para dois abrigos no estado.

Segundo Arisvaldo Sezyshta, coordenador da Casa do Migrante, 10 mulheres deveriam ir para o abrigo nesta quarta-feira, no entanto, quatro desistiram de embarcar ainda em Roraima. As outras seis chegaram ao local, no Conde, por volta das 18h.

Além disso, a previsão era de que 21 venezuelanos fossem direcionados para o abrigo “Aldeias Infantis SOS”, em João Pessoa. Contudo, até as 18h30 desta quarta-feira (13), a chegada dos imigrantes ao local não foi confirmada ao G1.

Interiorização

Nesta etapa do processo, conforme a Operação Acolhida, 234 venezuelanos foram levados para 13 municípios brasileiros. Segundo a Casa Civil, responsável pelo processo, 3,9 mil pessoas participaram do programa de abril a dezembro de 2018. Antes de viajar, todos os imigrantes recebem atendimento médico, CPF, carteira de trabalho e são vacinados.

G1