O silêncio também é resposta! (texto: Missionária Simone Camilo)

0
964
  • *O silêncio também é resposta!*

Por muitas vezes o silêncio fala mais que mil palavras.
Nem sempre palavras altivas, ditas de modo rude, sem nenhuma pitada de educação, elegância ou gentileza, são sinônimos de que você estaria com respaldo para responder com certa altura de indelicadeza pelo simples fato de estar com a razão. É necessário muito equilíbrio, raciocínio lógico e emocional da nossa parte para saber o que falar, responder e argumentar no momento certo aquilo que precisamos expressar através das palavras.

A própria bíblia nos ensina que precisamos ser acautelados, sem precipitação em nossas palavras. “Não seja precipitado de lábios […] por isso fale pouco. Das muitas preocupações brotam sonhos; do muito falar nasce a prosa vã do tolo.” Ec. 5:2-3
Quero apenas enfatizar a tradução dessa última frase, onde deixa claro que é a partir de uma pessoa sem inteligência, que conversas vazias e sem nenhum valor surgem.

Em determinadas ocasiões, ficar em silêncio é a melhor resposta. E isso não significa que esse tipo de atitude seja uma forma de fraqueza ou de covardia, pelo contrário! Significa que temos o equilíbrio suficiente para falar o que se faz necessário ouvir na hora necessária e oportuna.

A nossa palavra tem força, tem poder e ditas sem pensar, pode deixar marcas profundas para sempre na vida de alguém, principalmente quando não há por parte de quem feriu um reconhecimento do erro através de um pedido de perdão a pessoa que se sentiu ferida pelas palavras.
Esteja sempre de cabeça fria para iniciar uma conversa, um diálogo. A única cabeça que funciona quando está quente, é a cabeça de fósforo!

Haverá situações em sua vida em que o tempo, “por determinado tempo”, será a tua resposta, e para isso é importante que você saiba que nem sempre o sábio fala a qualquer hora, ou no momento que deseja, mas por muitas vezes o sábio fica com a resposta presa na garganta esperando o momento oportuno para dar a resposta precisa.

Encerro dizendo que o silêncio é sinal de poder em gargantas que detém a sabedoria.

Que Deus te abençoe hoje e sempre!

Missionária Simone Camilo . (Igreja Batista)