Tarifas de transportes intermunicipais têm reajuste médio de 7%, na Paraíba

0
212
Balsa que faz o trajeto Cabedelo-Costinha também teve reajuste na tarifa — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba

Os valores das tarifas dos ônibus intermunicipais, rodoviários e urbanos, e da travessia hidroviária, de balsa, no trecho Cabedelo-Costinha, devem sofrer um reajuste médio de 7%, conforme uma resolução publicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), no Diário Oficial do Estado deste sábado (26). O aumento foi definido durante uma reunião realizada na sexta-feira (25) e começa a valer no domingo (27).

Também foi fixada uma nova tarifa, de R$ 3,80, para os serviços de transporte coletivo que fazem o trajeto João Pessoa – Bayeux e João Pessoa – Várzea Nova, e de R$ 4,15 para aqueles que atendem a João Pessoa – Cabedelo e João Pessoa – Santa Rita.

Além disso, a resolução estabelece que “nenhuma tarifa aplicada aos serviços de transporte intermunicipais de características urbanas, poderá ter valor inferior à tarifa adotada para os serviços urbanos da Região Metropolitana do município de sua atuação”.

A decisão considera que os ônibus intermunicipais urbanos, que trafegam por mais de uma cidade, têm características semelhantes e usam os mesmos pontos de parada dos serviços urbanos de cada município.

De acordo com a resolução, para estabelecer o reajuste nas tarifas, o Conselho Executivo considerou o aumento nos preços dos insumos utilizados nas frotas, como o óleo diesel, assim como “a garantia da segurança e do conforto da população usuária do sistema”.

Segundo o Conselho, as empresas integrantes do sistema de transporte coletivo intermunicipal propuseram, durante a reunião, um percentual de 21,7% para linhas de características urbanas e 19,6% para linhas de características rodoviárias. No entanto, essa proposta foi reduzida.

G1